top of page

MEI precisa ter contador?

Criado em 2008, como o objetivo de formalizar pequenos negócios, que funcionavam de maneira informal, atualmente o MEI responde pela grande maioria dos CNPJs abertos no Brasil. Já representam cerca de 70% das empresas ativas, com quase 13 milhões de empresas ativas.

Esse tipo de empreendimento fortalece o universo do empreendedorismo no Brasil e muitas vezes é a porta de entrada de empreendedores que querem iniciar no mundo corporativo e que não teriam essa oportunidade não fossem as simplificações trazidas pela legislação.

Alé disso, o MEI traz diversos benefícios socias como Aposentadoria (por idade ou invalidez), Auxílio Maternidade, Auxílio Doença, entre outros. Traz também outras facilidades pela formalização, como facilidade de obtenção de crédito, possibilidade de emissão de notas fiscais e impostos reduzidos.

Mas afinal, o MEI precisa de contador?

Pela legislação, não! o MEI não tem a obrigatoriedade de ter um contador, como uma empresa comum. Não existe a obrigatoriedade de escriturar livros fiscais ou manter uma contabilidade regular.

No entanto, ao contratar um contador, o MEI terá a possibilidade de fortalecer o negócio e ter ainda mais benefícios, veja:

  • Atualmente, no Brasil, todo o valor recebido pela pessoa física a título de distribuição de lucros, é isenta de Imposto de Renda, mas obrigatoriamente, o CNPJ pagante do dividendo precisa ter uma contabilidade regular, para demonstrar a origem do lucro. O mesmo acontece para o MEI, que caso não tenha contabilidade regular poderá lançar como isento apenas 32% das receitas (se for MEI prestador de serviços) ou 8% (se for MEI que realize atividade de comércio).;

  • Auxílio da admissão, demissão e cumprimento de obrigações fiscais de folha de pagamento, caso o MEI tenha um funcionário;

  • Auxílio no processo de abertura, baixa e transformação do MEI em uma empresa comum, no Simples Nacional;

  • Assessoria para melhores práticas contábeis e fiscais, como por exemplo, orientando o MEI a ter uma conta bancária de pessoa jurídica, para separar o patrimônio do CPF, do patrimônio do CNPJ, reduzindo riscos fiscais e melhorando a gestão.

  • Auxílio na gestão financeira do negócio, com registros, conciliações e relatórios financeiros que permitem o empreendedor acompanhar a performance financeira.

Na Jcom, temos um pacote de serviços especial para MEI, com todas os benefícios e uma conta digital grátis para formalizar a sua movimentação financeira. Tenha todas as obrigações fiscais em dia e relatórios financeiros automáticos para a gestão e se prepare para o crescimento do seu negócio.

bottom of page