• Marcelo Camargo

Registrar para Controlar



Olá, sou Marcelo Camargo, economista, contador e sócio da JCOM Contabilidade. Estive recentemente conversando com um empresário sobre nosso aplicativo, o e-JCOM. Eu explicava para ele sobre as vantagens de utilizar a ferramenta, dentre elas a guarda da imagem dos documentos em nuvem, com backup e o registro do pagamento.

Ele então me perguntou: “mas porque eu precisaria registrar meus pagamentos?”.

Para mim, essa foi uma pergunta sem sentido, pois é obvio que você precisa registrar seus pagamentos, para a geração de relatórios que o ajudarão a corrigir rumos e levar a empresa à uma curva de crescimento. Mas para o empresário com que eu conversava, o registro do documento não era importante, melhor dizendo, o custo benefício de manter o registro das despesas não valia a pena.

Veja, imagine você ter que atender o balcão, fazer compras de mercadorias, fazer os pagamentos no banco, cuidar dos funcionários, numa rotina diária alucinante. É claro que não sobra tempo para fazer os tais registros. Mas então porque não contratar um funcionário para fazer isso? “muito caro”, me respondeu ele.

Agora, vamos tentar responder a pergunta do empresário, meu interlocutor: “porque eu precisaria registrar meus pagamentos?”. Imagine um pequeno negócio, sem funcionários, sem despesas como aluguel, energia, etc. Um pipoqueiro, por exemplo. Nesse caso a administração do negócio é muito fácil, pois a única despesa é o custo de aquisição do produto (a pipoca) e a única conta que ele precisa fazer é o markup de venda do produto, levando em consideração quanto ele quer colocar no bolso a cada unidade do produto vendido.

Quando o negócio cresce, começam os problemas, porque crescem as despesas. Aluguel, energia, funcionários, matéria prima, etc. Sem um controle sobre os gastos, o empreendedor não sabe se seu preço é o correto para fechar suas contas e se estiver trabalhando de maneira desequilibrada, logo está usando o cheque especial da empresa, pessoal, conta garantida, descontando duplicata, e, quando percebe, tem uma conta impagável no banco o que pode lhe levar a fechar a porta.

Por isso é muito importante registrar os pagamentos, para que seja possível gerar relatórios comparativos, verificar a evolução da performance da empresa, identificar o que pode e deve ser corrigido, antes que a empresa precise buscar o primeiro empréstimo bancário.

Nós da JCOM acreditamos que o futuro de nosso País depende do empreendedorismo e entendemos que precisamos ajuda-lo a crescer com segurança. Por isso investimos constantemente em tecnologia e buscamos as melhores ferramentas para nossos clientes.

Visite nosso site e saiba mais: www.jcomcontabilidade.com.br


2 visualizações

Rua.Senador Dantas, 20 -  sala 904

Centro - Rio de Janeiro (RJ)

(21) 2277-5950

contato@jcomcontabilidade.com.br