top of page
  • Foto do escritorMarcelo Camargo

04 erros de contabilidade cometidos por empreendedores.



Ainda hoje a contabilidade é uma área que não costuma receber muita atenção de empresários, muito por conta da sua “aparência” burocrática. Por isso não é incomum vermos casos de empresários que negligenciam essa parte dos seus negócios, causando diversos prejuízos financeiros a empresa.

Continuando com a nossa série especial para a Semana Global do Empreendedorismo, hoje vamos falar sobre alguns erros bem comuns que empreendedores cometem, e que podem prejudicar seus negócios.

1. Misturar finanças da empresa com as finanças pessoais.

Esse é um erro muito comum, cometido principalmente por empreendedores iniciantes. No dia-a-dia das empresas, o empreendedor assume a responsabilidade pelas vendas, gestão de pessoas, finanças, produto etc. Esse acúmulo — e mistura — das responsabilidades empresariais e pessoais acaba levando a não separação dessas despesas, que a longo prazo pode afetar a saúde financeira da empresa, levando o empreendimento à falência com a retirada excessiva de recursos para pagar dívidas pessoais, impactando o fluxo de caixa.

2. Não organizar e manter documentos contábeis.

Documentos organizados ajudam a verificar possíveis erros de lançamento, duplicidade ou omissão. Esses documentos são importantes para comprovar a veracidade dos lançamentos durante fiscalizações e auditorias — evitando a aplicação de multas e mudanças nos valores dos impostos.

3. Se fechar para softwares e programas financeiros e contábeis.

A internet trouxe grandes ganhos para, praticamente, todos os setores. A Contabilidade não ficou de fora. Hoje existem diversos programas que ajudam no fluxo de caixa, programação de despesas, relatórios financeiros e muitas outras ferramentas que auxiliam empresários.

Porém, muitas vezes com receio de custos, alguns empreendedores acabam optando por manter a linha tradicional, com tabelas pouco práticas e confusas; anotações em papel que podem se perder, ou então que não acompanham de nenhuma maneira suas finanças.

Você sabia que a JCOM desenvolveu um sistema inovador de gestão contábil? O e-JCOM é um poderoso Sistema de Gestão de Documentos, capaz de gerar relatórios financeiros e manter sua contabilidade atualizada e segura em nuvem! Saiba mais sobre essa ferramenta!

4. Negligenciar o papel do Contador no desenvolvimento do empreendimento.

Muito mais do que apenas calcular impostos e emitir guias de pagamento, o contador pode ter papel para o seu negócio. Além de atuar no planejamento tributário, controle da movimentação financeira e consultorias para o desenvolvimento e crescimento do negócio, o contador ajuda na identificação de oportunidades de crescimento para a empresa, avaliação de riscos e perdas do negócio, entre outras funções.

A Contabilidade é uma parte muito importante quando se abre um negócio. Por isso, se você está planejando empreender, pesquise um bom escritório contábil. Veja se eles possuem uma equipe capaz de lhe dar suporte.

 

Essa é uma postagem especial para a Semana Global do Empreendedorismo. Continue nos acompanhando ao longo dessa semana, para mais materiais como esses!


8 visualizações0 comentário
bottom of page