top of page
  • Foto do escritorMarcelo Camargo

Lições de empreendedorismo de Marcus Lemonis.


Olá, Sou Marcelo Camargo, contador, economista e sócio da JCOM Contabilidade. Atualmente o canal History apresenta a série “O Sócio”, a tradução para o português da série americana “The Profit” do canal CNBC. Na série o protagonista Marcus Lemonis investe seu próprio dinheiro para salvar pequenas empresas em dificuldades. Se você é um empreendedor, pare alguns minutos para ver alguns episódios dessa série, pois irá aprender bastante. A direção do programa disponibiliza um canal de comunicação para que pequenas empresas em dificuldades entrem em contato solicitando ajuda.

Cada episódio começa com uma visita surpresa de Marcus à uma dessas empresas previamente selecionada, quando ele percebe uma oportunidade de “ganhar dinheiro”. É então que aprendemos a primeira lição de empreendedorismo de Marcus Lemonis: Ele só investe em negócios que entende ser escalável, ou seja, que tenha um conceito que possa ser expandido por todo o Estados Unidos, ou que tenha um produto que possa ser produzido e distribuído em larga escala.


“Se você investe em uma boa equipe, um bom produto e um bom processo, certamente vai fazer dinheiro”.

Marcus Lemonis

O primeiro ponto do tripé são as pessoas. Marcus só investe na empresa, quando vê que pode confiar nas pessoas que estão conduzindo o negócio. Em um episódio Marcus disse “As empresas não são apenas números. Elas também estão relacionadas à natureza das pessoas. Existem empresas em que se poderia investir todo o dinheiro do mundo, mas o mau caráter das pessoas destruiria tudo, e para mim é o problema mais comum”. Ele também destaca a importância de se formar e manter uma equipe engajada.

O produto é o segundo ponto do tripé. Para Marcus é muito importante que o negócio tenha um bom conceito, um produto de qualidade e que a apresentação da marca seja bem-feita. Em muitos episódios, Marcus reposicionou a marca dos produtos, criando novos logos, alterando as cores de suas apresentações, para tornar mais atraente aos consumidores.

Fechando o tripé de Marcus, o processo talvez seja onde existe a maior oportunidade. Geralmente as empresas tem um bom produto, ótimas pessoas envolvidas e engajadas, mas os processos são ruins e aí Marcus vê a possibilidade de melhorar. Muitas vezes os empresários não têm controle de estoque, das compras e não conhecem os custos de fabricação de seus produtos. Marcus então altera o processo de fabricação, aplica metodologias de redução de custos, aumentando as margens, transformando a operação mais rentável.

Então fica a dica: liga a sua tv no History (todas as terças feiras tem episódios inéditos às 23:35) ou entre na página do facebook (https://www.facebook.com/episodiosOsocio/) e veja os episódios.

Essa é uma postagem especial para a Semana Global do Empreendedorismo. Continue nos acompanhando ao longo dessa semana, para mais materiais como esses!


143 visualizações0 comentário
bottom of page