top of page
  • Foto do escritorMarcelo Camargo

Plano de negócios, para que fazer?



Olá, sou Marcelo Camargo, contador, economista e sócio da JCOM Contabilidade. Você está abrindo uma empresa? Como anda o seu plano de negócios? Eu gostaria de falar um pouco sobre a importância de se fazer um plano de negócios, antes de abrir a empresa. Os empreendedores, muitas vezes ignoram a necessidade de se elaborar esse documento, que pode ser muito útil para a sobrevivência do empreendimento.

Mas afinal, o que é plano de negócios? O Plano de negócios é um documento onde o futuro empreendedor descreve a estratégia de mercado, operacional e financeira que pretende seguir nos primeiros anos de funcionamento. Para a sua elaboração ele precisa realizar pesquisas, coletar dados, montar tabelas e gráficos, realizar testes e, ao final, chega à conclusão dos melhores caminhos a seguir. Pode até acontecer do negócio acabar já na fase do Plano de Negócios, caso o empreendedor perceba que existem muitos riscos envolvidos.

A produção de um plano de negócios pode ajudar o empreendedor em várias frentes para reduzir riscos operacionais, tais como, identificar se realmente o negócio é viável, identificar o tamanho e o perfil ideal para a equipe, com os recursos que tem disponível, levantar os equipamentos necessários para o funcionamento da empresa, etc. Mas também pode ajudar o empreendedor a atrair investidores para o negócio. Sem dúvida, um investidor vai solicitar o Plano de Negócios da empresa antes de colocar o dinheiro à disposição, caso a empresa esteja começando.

Mas e se eu já iniciei a empresa e não fiz o Plano de Negócios? Esse documento não é mais útil para mim? A resposta é sim, o Plano de Negócios é útil para vocês sim! Nunca é tarde para botar sua operação no papel, realizar as pesquisas necessárias e identificar o que está errado e corrigir os rumos, redirecionando a empresa para a rota de crescimento. Se você já tem uma empresa funcionando, sabe que o dia a dia dela te consome muito e é quase impossível de saber se tudo está no caminho certo. Então pare, sente e coloque tudo no papel. Tenho certeza que vai identificar situações que você não sabia e que precisa de correções.

Resumidamente, enquanto a empresa está funcionando, ela precisa de planejamento financeiro, para identificar possíveis falhas antes mesmo de se tornarem um problema.

Mas como estão as suas finanças? estão em dia? Todas as suas despesas e receitas são devidamente registradas em um sistema ou planilha e é possível a emissão de relatórios para auxiliar o dia a dia na tomada de decisões? Se não, corrija enquanto à tempo, pois é importante para o dia a dia e para o crescimento da sua empresa.

Não sabe por onde começar? Comece criando uma rotina de registro de todas as suas despesas e receitas, pode ser em uma planilha ou usando um sistema. Podemos te ajudar! já conhece nosso aplicativo e-JCOM? Não? Acesse nosso site e veja o que podemos fazer por você: www.jcomcontabilidade.com.br

Boa sorte e bons negócios.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page