top of page
  • Foto do escritorMarcelo Camargo

A escolha do Regime Tributário para a sua empresa.



Olá, Sou Marcelo Camargo, economista, contador e sócio da JCOM Contabilidade. Vamos falar sobre tributos? Uma das decisões mais importantes que um empreendedor deve fazer é escolher o regime tributário a ser adotado pela sua empresa. Uma boa escolha pode significar mais dinheiro em caixa para tocar o negócio, fazer investimentos ou até mesmo pagar mais dividendos para os sócios. Já pensou sobre isso?

Mas para fazer a melhor escolha, o empreendedor precisa ter conhecimento de um emaranhado de normas e leis que forma o Sistema Tributário Brasileiro, um dos mais complexos do mundo. Uma tarefa não muito fácil em meio de diversas outras no dia a dia da empresa, que acaba ficando em segundo plano.

Então, o que fazer? Nossa recomendação é sempre falar com um profissional especialista, como um advogado tributarista ou um contador, que tem mais preparo para poder analisar bem seu negócio e ajudar a você a escolher a melhor opção.

No entanto é sempre bom chegar na reunião com o profissional com alguma ideia para onde você pretende seguir e não ficar no escuro, não é verdade? Por isso estou escrevendo uma série de artigos para você ter um conhecimento mínimo dos regimes tributários existentes no Brasil e fazer um esboço do que entende ser a melhor opção para a sua empresa.

Algumas empresas tem um regime de tributação diferenciado, como as filantrópicas (Sem fins lucrativos), as fundações, as autarquias, etc., que em muitos casos de imunidade ou isenção, ou seja, não pagam impostos. No entanto nosso foco de abordagem desse artigo são os “pobres mortais”, ou seja, as empresas normais, que são contribuintes de impostos, como a sua empresa. Para as pequenas empresas, como a sua, são três as opções que você pode escolher, são elas o Lucro Real, o Lucro Presumido ou o Simples Nacional. É bem verdade que existem algumas limitações na escolha, como a atividade da empresa ou o faturamento anual, mas basicamente são essas três opções.

A partir do próximo artigo irei abordar cada um dos três regimes de tributação em artigos específicos e iremos oferecer um vídeo curso com um advogado tributarista para explicar de maneira didática como escolher o melhor regime para a sua empresa.

Abraço.


10 visualizações0 comentário
bottom of page