top of page
  • Foto do escritorMarcelo Camargo

Financie a abertura de sua franquia e invista!


O empreendedorismo é sem dúvida o caminho para o desenvolvimento do País. Quanto mais projetos forem tirados do papel, mas renda, emprego, impostos serão gerados. E as franquias tem papel fundamental nesse processo na medida em que podem reduzir incertezas e incentivar mais empreendedores a tirar o sonho do papel. Por possuir modelos de negócio testados, as chances do empreendimento dar certo são maiores.


No entanto, os investimentos para abrir uma unidade franqueada não são baixos. Até existem franquias de baixo custo, mas em linhas gerais é preciso investir bastante dinheiro com a taxa da franquia e o investimento na reforma e modernização do imóvel para atender as normas e exigências da franqueadora.


Mas o que fazer se eu quero abrir uma franquia, mas não tenho todos os recursos para investir? Uma boa possibilidade é utilizar as linhas de crédito que os bancos estão oferecendo para fomentar o mercado de franquias. As taxas de juros são relativamente baixas e existem programas especialmente criados para quem quer investir em uma franquia. O principal deles é o FAMPE, que tem o Sebrae como um parceiro e avalista do investidor nas linhas de crédito, o que reduz as taxas de juros.


A Caixa Econômica Federal, por exemplo, tem duas linhas de crédito para quem já tem uma franquia e gostaria de expandir. O Caixa Franquias é um programa que apoia a expansão de redes de franquias, com benefícios para quem já é um franqueado.


O Banco do Brasil é um dos bancos que mais apoiam o Franchising e criou o produto BB Franquia, mantendo convênio com 58 redes de franquia. No BB, o candidato a franqueado tem acesso à diversas linhas de crédito com condições mais atraentes.


Outro banco que tem linha de investimento para candidatos a franqueado é o Bradesco. O Banco oferece uma linha de crédito para pequenas empresas com empréstimos de até 375.000,00, parcelados em 60 vezes, com seis meses de carência.


O Santander fez uma parceria com a ABF e criou o Giro Franquia e oferece linha de crédito para quem quer abrir uma nova unidade de franquia, trocar o leiaute, comprar equipamentos, fazer modernizações e ampliações. O Banco financia projetos de até R$ 375.000,00 em até 48 meses e uma carência de seis meses para pagar a primeira parcela.


Mas antes de tomar um empréstimo lembre-se: faça um correto plano de negócios e só tome o empréstimo se tiver certeza de que você terá retorno no investimento. Assim você evita transformar o sonho de ter uma empresa em pesadelo.


Fontes:


Portal do franchising


Caixa Econômica Federal


Banco do Brasil


Banco Bradesco

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page