top of page
  • Foto do escritorMarcelo Camargo

Você tem informações financeiras da sua empresa?


Segundo dados do Sebrae, 99% das empresas no Brasil são micros ou pequenas. São cerca de 6 milhões de estabelecimentos que ocupam 52% dos empregos formais, o que as torna extremamente importantes para a economia do País.


Portanto, quanto mais fortes forem as pequenas empresas, mais forte será a economia do País e o fortalecimento passa por mudanças nos processos internos, que melhore o sistema de gestão.

O Pequeno Empresário, muitas vezes, é um técnico na sua área de atuação, que de muito entender do seu ofício, se lança na arte de empreender. No entanto, não tem qualquer preparo financeiro, o que o afasta de buscar soluções que possam lhe ajudar.


Até cria planilhas, faz lançamentos, mas a rotina corrida do dia a dia impede que essa tarefa seja feita de maneira mais efetiva, gerando informações confusas e desatualizadas, que muitas vezes não servem para balizar as tomadas de decisão. É comum entrar na rotina de administrar através do saldo da conta bancária: enquanto tem dinheiro na conta, as coisas estão bem!


Mas e o que entrou? e o que saiu? Tive lucro? Tive prejuízo? Qual a minha margem de contribuição? Meu ponto de equilíbrio?


Não é possível conseguir dirigir um navio, sem ter acesso às informações diversas como as condições climáticas, as condições mecânicas, velocidade do motor, etc. Da mesma maneira, não é possível administrar uma empresa, tomar decisões de mudança de rumo para colocar a empresa no caminho certo sem um sistema de gestão financeira que forneça informações e indicadores e em tempo suficiente para serem usadas e com dados confiáveis.

Mas é complicado ter um sistema de gestão financeira? Tenho que ter uma grande equipe para isso? Bom, isso vai depender do tamanho da sua empresa. Nos dias atuais, com o avanço da tecnologia em nuvem, diversas empresas passaram a prestar serviço de administração financeira para pequenas empresas com o fornecimento de relatórios financeiros, à preços acessíveis. Dessa forma o empresário não precisa contratar um administrador experiente, o que geraria altos custos com salário.


Nós na JCOM, por exemplo, oferecemos um serviço através de uma plataforma on line, onde o empreendedor envia a fotografia de um documento pelo celular e nossa equipe classifica a despesa ou receita. Automaticamente, os relatórios são atualizados e disponibilizados em um dashboard para o acompanhamento da performance, com índices de liquidez, variação das despesas e receitas, etc.

Se você é empresário, fique atento à sua gestão financeira, melhore seus processos, use a tecnologia: é melhor para você e a economia do país agradece.

37 visualizações0 comentário
bottom of page